top of page

Constelação Familiar 

7.png

As vidas e destinos de nossos antepassados influenciam sem dúvida a forma como conduzimos as nossas vidas e como fazemos nossas escolhas hoje. Sem percebermos os porquês de algumas estruturas familiares disfuncionais, podemos encontrar dificuldades para viver nossa própria vida em harmonia. A Constelação Familiar pode trazer respostas para problemas emocionais e psicossomáticos.

 

Conhecida como uma terapia breve, ela atua de forma rápida e precisa na dissolução de dinâmicas desarmônicas vividas durante muitos anos, dentro do sistema familiar.

 

A Constelação com representantes para os membros da família foi desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger. A técnica pode ser aplicada também em sessões individuais,  tendo como suporte figuras ou "âncoras de chão". 

constelac%CC%A7a%CC%83oindividual-ancora

Constelação Familiar com Âncoras de Chão

Bert-Hellinger1.jpg

Bert Hellinger

"Bert Hellinger desenvolveu um tipo de trabalho psicoterapêutico único. Trata-se do uso das Constelações, em particular as Constelações Familiares, nas quais os clientes reproduzem a imagem interna que têm da própria família com a ajuda de membros do grupo. 

Esse método se baseia na suposição de que os transtornos emocionais e as doenças psicossomáticas podem existir em decorrência de uma ruptura na ordem do sistema familiar e, portanto, de um emaranhamento sistêmico.

Uma pessoa do sistema está conectada com o destino de uma outra pessoa. Se esse emaranhamento relevante é reconhecido, o que normalmente é possível quando uma Constelação Familiar é usada, e a ordem no sistema é restabelecida, isso significa que a razão do sintoma foi invalidada e uma mudança é possível."

Dra. Ursula Franke-Bryson, O Rio Nunca Olha Para Trás - Fundações Históricas e Práticas das Constelações Familiares segundo Bert Hellinger, 2013

2.jpg

Jakob Schneider

Dra. Ursula Franke-Brysson

"O que importa nas constelações familiares é a superação de traumas, não apenas daqueles que resultaram de experiências pessoais, mas principalmente de traumas de outras pessoas a quem nos ligamos pela compaixão, por um amor muitas vezes cego e por um forte desejo de compensação, deslocado no tempo e no espaço.

O tema das constelações são o amor e suas consequências: o masculino e o feminino, a relação entre pais e filhos, o fluxo da vida e do amor entre as gerações e os fatores que o inibem. 

Nas constelações, encaramos a vida e a morte, os acontecimentos funestos e terríveis que surgem na vida, a justiça, a culpa e a expiação, as vítimas e os perpetradores, os bons e os maus, a verdade e a mentira, o segredo e as confidências imprudentes, o ódio e a reconciliação, a retribuição no mal e no bem.... 

Contemplamos tudo aquilo que constitui nosso mundo interior, em face dos acontecimentos de peso em nossa vida. Procuramos ver o que nos ameaça e o que de algum modo nos impede de realizar nossa vida. Procuramos ver o que nos torna um pouco mais livres de problemas no futuro."

Jakob Schneider, A Prática das Constelações Familiares – Bases e Procedimentos, 2007

Jakob-Schneider.png
ursulafranke.jpeg

"Só o imperfeito pode evoluir. O Perfeito já estagnou, cristalizou-se. Portanto, só o imperfeito tem futuro.

 

Bert Hellinger

Constelação Familiar

constelacao-familiar-conheca-a-terapia-q
Constelac%CC%A7a%CC%83o_bonecos-600x400_
bottom of page